Natal chegando, então vamos aproveitar a data para contar um pouco da história de um dos maiores Campeões mundiais de xadrez: Emanuel Lasker.
Nascido em 24 de dezembro de 1868, em Berlinchen – Brandenburg, Alemanha, atualmente parte da Polônia, aprendeu a jogar xadrez com seu irmão mais velho, Berthold aos 11 anos.
Recebeu o título de mestre alemão em Breslau, 1889, ao vencer um evento importante de forma curiosa.
Segundo historiadores Lasker venceu a prova por acidente. Seu maior concorrente, com quem disputava a última partida, precisava somente de um empate, mas acabou recebendo uma punição nos instantes finais do jogo e perdeu a partida, deixando escapar o título do torneio e também o de mestre.
Mais tarde, descobriu-se que um dos peões de seu adversário foi “acidentalmente” derrubado e, que, esse peão lhe daria vantagem decisiva.
Com o resultado, Lasker, que estava pensando em desistir de xadrez, venceu a prova e levou o título de mestre. Cinco anos mais tarde, ele seria campeão do mundo.
Durante muito tempo Lasker esteve no Manhattan Chess Club onde jogava e ensinava nada mais nada menos que o jovem José Raul Capablanca, que estudava na Universidade de Columbia. Capablanca aprendeu muito com o Campeão do mundo, derrotando-o 15 anos mais tarde.
Lasker defendeu o seu título mundial 7 vezes em 26 anos. Seu rating máximo foi calculado em ELO 2720. Venceu 52 partidas, empatou 44 e perdeu 16 jogos do Campeonato do Mundo, marcando 74 pontos em seus 112 jogos. Sua porcentagem de vitórias é o mais elevado de qualquer campeão do mundo, com 66% de aproveitamento. Também participou de mais de 700 torneios ao longo de sua carreira.
Em 11 de janeiro de 1941 Emanuel Lasker morreu em Manhattan, no Hospital Monte Sinai. Na mesma época, sua irmã foi assassinada em uma câmara de gás nazista.