::: Clique aqui se você quer ler o enunciado do problema novamente
Posição 1
– Jogam as brancas… PACIÊNCIA e nada de sono.
– O primeiro ponto é perceber se há vantagem material de algum lado. As brancas aqui possuem 1 peão a menos. Sendo assim, simplificar não pode ser bom, e só resta a elas atacar o rei negro ou tentar se defender se quiserem empatar, o que não é o nosso caso.
– O segundo ponto… a Dama branca está ameaçada, e posso tentar tirar algum proveito disso. Lembre-se, o jogo de xadrez é um universo com inúmeras possibilidades de defesa e, não é necessário capturar todas as peças do adversário para vencer, sendo assim, se alguém ameaçar sua dama vá com calma antes de tirá-la da posição de ameaça. Derrepente este pode ter sido um presente dado por seu adversário…ou não. Então calma na hora de decidir.
– Bb5: O Lance Bb5 não é bom , não é forçado, ou seja, dá tempo para as pretas capturarem a Dama Branca em “f3” e depois socorrer o rei jogando “c6” e ainda, ficando com uma peça a menos depois das trocas. Lembrando que Bb5 tem a mesma força de Bc6 e Dc6, ou seja, são ameaças que podem ser defendidas. Então Bb5 = Bc6 = Dc6
– Tfd1: É mau porque simplifica o jogo e as pretas tem vantagem material de 1 peão… por exemplo: 1. Tfd1 Txf3 2. Txd8 Txd8 3. gxf3 Td2… com peão a menos, peão dobrado na coluna “g” e torre do adversário na sétima… então só conseguiríamos dominar essa coluna se as pretas mantivessem a posição estática… sem movimento algum, o que não vai acontecer nunca. Lembre-se, só simplifique se estiver em vantagem material.
– Bd7+: Lance interessante. Se você enxergou esse movimento é sinal de que está enxergando o suficiente para vencer.
E como disse Dr. Vidal, vamos ativar o Olho de Tandera…
Segue a continuação: 1. Bd7+! Exclama, sacrifica o bispo e, como o Vidal disse, se 1. …Rxd7, cai a torre em “d3”, se 1… Dxd7, a Dama obstrui a passagem do rei por “d7” e as brancas podem seguir com 2. Txa7 ameaçando Ta8 mate ou Dxb7 com ataque decisivo.
Se as pretas jogam 1. …Txd7, as brancas continuam com Txa7 e o preto não consegue defender o mate com Ta8, a ameaça de entrada da dama branca em “b7” e, a ameaça de xeque ganhando a dama após Ta8… Sugiro que leiam com calma os comentários e copiem caso não consigam visualizar no pc.
Desse modo, parece que 1. Bd7 é um lance vencedor. Entretanto… há uma pequena falha em nossa análise superficial…
…e o lance 1.Bd7, apesar de toda beleza de combinação, pode ser defendido, mas não é fácil.
Então ativando ainda mais o Olho de Tandera… eis que surge o elemento surpresa… Acompanhem… 1.Bd7 ?! interessante / xeque. …Dxd7! exclama. 2. Txa7 ameaçando mate … Dd6!! Percebam a sutileza deste movimento.
As pretas já possuem um bispo a menos, e agora, sua dama continua atacada e se não tomarem uma providência rápida, o ataque irá acabar e elas (as brancas) ficarão com uma peça a menos… então segue 3. Dxb7 xeque …Rd7 4.Db5 xeque …Re7 A Dama forma um escudo de proteção para seu rei. 5.Txc7 xeque Dxc7 6. Dxc3 Td8 e as pretas vencem já que possuem uma peça a mais.
Conseqüentemente o sacrifício da peça é incorreto aqui, porém dependendo do nível dos jogadores é aceitável…
Sendo assim, o melhor é retirar a dama da ameaça da torre e continuar vigiando tanto seu rei na defesa e observando alterações nos pontos de ataque.
E aqui está a hierarquia de movimentos do melhor ao pior:
Df4=De2=De4 > Bd7+ > Tfd1 >Bc6=Bb5=Dc6