O Natal é a data cristã mais importante. No Brasil é feriado. Época de ganhar e dar presentes, nascimento de Jesus Cristo, segundo a igreja católica. Tempo de renovação. Mas você sabe o que significa Natal?
A palavra ‘natal’ do português já foi ‘nātālis’ no latim, derivada do verbo ‘nāscor’ (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. De ‘nātālis’ do latim, evoluiram também ‘natale’ do italiano, ‘noël’ do francês, ‘nadal’ do catalão, ‘natal’ do castelhano, sendo que a palavra ‘natal’ do castelhano tem sido progressivamente substituída por ‘navidad’ como nome do dia religioso.
Já a palavra ‘Christmas’ do inglês evoluíu de ‘Christes maesse’ (‘Christ’s mass’) que quer dizer missa de Cristo.
De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano de 336 d.C. Na parte Oriental do Império Romano comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, em virtude da não aceitação do calendário Gregoriano.
No século IV as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 para a Epifania, que significa manifestação. Nesse dia comemora-se a visita dos Reis Magos.
Desse modo o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao “nascimento do deus do sol invencível”. A Igreja entendia que deveria cristianizar as festividades pagãs, e a melhor maneira de fazer isso foi comemorar também, nessa data, o nascimento de Jesus Cristo.
Porém, segundo historiadores, Cristo não nasceu nessa data. O evangelista Lucas, de acordo com a Bíblia, afirmava que havia pastores estavam trabalhando ao ar livre com seus rebanhos perto de onde Jesus nasceu. Isso realmente seria impossível de se fazer numa época tão fria, se realmente fosse 25 de dezembro.
Desse modo, Jesus não poderia ter nascido no dia em que o Natal é celebrado, e sim na primavera ou no verão. Por isso, a maioria dos estudiosos consideram que Jesus não nasceu nesse dia, a menos que a passagem que narre o nascimento de Cristo tenha sido escrita em linguagem alegórica. Diga-se de passagem, Jesus viveu trinta e três anos e meio e morreu entre 22 de março e 25 de abril.